Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Rússia é suspeita de piratear agência de notícias do Qatar

Piratas russos podem ser os responsáveis pelo ataque informático contra a agência noticiosa oficial do Qatar, no início de junho, que agravou as tensões regionais, noticiou a estação televisiva CNN na noite de terça-feira.

Rússia é suspeita de piratear agência de notícias do Qatar
Notícias ao Minuto

06:24 - 07/06/17 por Lusa

Mundo CNN

A CNN cita investigadores norte-americanos como fonte da informação, após o isolamento diplomático deste pequeno Estado do Golfo por vários países vizinhos nos últimos dias.

Ainda segundo os investigadores, o objetivo dos russos, com esta ação de pirataria, era provocar divisões entre os EUA e os seus aliados.

Investigadores da polícia federal norte-americana (FBI, na sigla em inglês) estão a ajudar o Qatar a determinar a origem desta alegada "pirataria" da agência noticiosa QNA há duas semanas.

As autoridades do Qatar já afirmaram que foram vítimas de 'hackers' (piratas informáticos), que publicaram no sítio da agência na internet afirmações falsas atribuídas ao emir xeque Tamim ben Hamad Al-Thani.

Estas afirmações controversas rompiam com o consenso regional sobre vários temas sensíveis, designadamente o Irão, que era visto como um aliado estratégico. As declarações atribuídas ao emir continham também comentários negativos sobre as relações entre os EUA e o Qatar, apesar de este ser um importante aliado dos norte-americanos.

Na terça-feira, o Presidente norte-americano, Donald Trump, deu um apoio tácito ao isolamento do Qatar pelos países da região, sugerindo que o pequeno Estado financiava grupos extremistas.

A Arábia Saudita e cinco dos seus aliados, entre os quais o Egito, romperam na segunda-feira as suas relações com o Qatar, acusado de apoiar o "terrorismo" provocando uma crise diplomática importante no Médio Oriente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório