Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Merkel disponibiliza 100 milhões a zonas afectadas por cheias

A chanceler alemã, Angela Merkel, disponibilizou hoje 100 milhões de euros para ajuda de emergência às zonas afetadas pelas cheias, que fizeram 12 mortos, obrigaram a dezenas de milhares de evacuações na Europa e agora se aproximam da Alemanha.

Merkel disponibiliza 100 milhões a zonas afectadas por cheias
Notícias ao Minuto

16:40 - 04/06/13 por Lusa

Mundo Mau tempo

As chuvas torrenciais em toda a Europa central transformaram vastas regiões em lagos, cortaram estradas e deixaram os centros históricos de cidades submersos sob águas lamacentas, fazendo lembrar as devastadoras cheias que há 11 anos mataram dezenas de pessoas.

Merkel, que está de visita a Passau, inundada cidade do sul da Alemanha onde três rios se encontram, disse que as verbas de emergência serão desembolsadas de forma não burocrática, porque “o que é importante agora é que a ajuda chegue rapidamente às pessoas”.

Em Passau, a água subiu na segunda-feira até aos 12,89 metros – o mais elevado nível desde 1501.

Na Europa central, o balanço oficial de vítimas mortais elevou-se a 12, quando, na Eslováquia, os bombeiros resgataram do rio Slana, no sul do país, o cadáver de um homem, que foi visto a cair à água e que não conseguiram reanimar.

Na República Checa, os serviços de emergência também recuperaram o corpo de um homem do rio Male Labe, na nortenha cadeia montanhosa de Krkonose, junto à fronteira com a Polónia.

As chuvas diluvianas já tinham matado mais sete pessoas no país, incluindo uma mulher que foi atingida por uma árvore em queda quando passeava o cão.

Outras duas pessoas morreram na Áustria e uma na Suíça.

Em quase toda a região inundada, as ligações ferroviárias, rodoviárias e fluviais encontram-se cortadas, as escolas e as fábricas fechadas e os hospitais foram evacuados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório