Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Manifestações de apoio a governador cristão de condenado por blasfémia

A condenação do governador cessante de Jacarta, da minoria cristã, a uma pena de dois anos de cadeia por blasfémia, tem desencadeado uma série de manifestações de apoio na Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo.

Manifestações de apoio a governador cristão de condenado por blasfémia
Notícias ao Minuto

06:15 - 12/05/17 por Lusa

Mundo Jacarta

Vigílias noturnas têm sido realizadas em todo o país desde terça-feira, dia em que Basuki Tjahaja Purnama, conhecido como "Ahok", foi colocado imediatamente em prisão após ter sido condenado por blasfémia.

Indonésios no estrangeiro também realizaram vigílias em cidades como Amesterdão (Holanda), Toronto (Canadá) e Melbourne (Austrália).

"Ahok" foi transferido para uma prisão fora de Jacarta, depois de milhares de apoiantes terem convergido na terça-feira junto a uma prisão de alta segurança na capital para onde foi inicialmente enviado.

"Ahok" foi julgado por blasfémia contra o Islão devido a uma declaração que fez no final de setembro, em que classificou como errada a interpretação de alguns ulemás (teólogos muçulmanos) de um versículo do Alcorão segundo o qual um muçulmano só deve eleger um dirigente muçulmano.

A Indonésia foi palco durante meses de enormes protestos contra "Ahok", organizados pelos mais conservadores, em particular da Frente de Defensores do Islão, um grupo que quer impor a lei islâmica ('sharia') no país.

A sentença inesperada -- apesar da pena máxima para blasfémia ser de cinco anos de prisão -- minou a reputação da Indonésia de praticar uma forma moderada do Islão.

"Ahok", que anunciou que vai recorrer da decisão judicial para instâncias superiores, saiu derrotado nas eleições de abril, mas o seu mandato de governador termina em outubro.

A Indonésia tem a maior população muçulmana do mundo, da qual fazem parte cerca de 87% dos seus 260 milhões de habitantes.

Apesar de a maioria dos indonésios muçulmanos ser partidária da tolerância religiosa, o fundamentalismo tem ganhado força desde finais do século passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório