Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Rei saudita devolve cortes de bónus a todos os funcionários públicos

O rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdelaziz, assinou vários decretos onde ordenou a devolução aos funcionários de todos os bónus cortados há meses na sequência da deterioração das contas públicas do país, anunciaram hoje fontes oficiais.

Rei saudita devolve cortes de bónus a todos os funcionários públicos
Notícias ao Minuto

10:59 - 23/04/17 por Lusa

Mundo Decreto

Além de devolver os bónus, cujo corte foi impopular, o rei saudita decidiu dar uma recompensa equivalente a dois meses de salário aos militares que lutam no Iémen, de acordo com a agência oficial SPA.

Em 27 de setembro do ano passado, o Governo saudita anulou o aumento anual dos funcionários e cortou vários extras, subsídios e vantagens financeiras de que os funcionários públicos beneficiavam tendo em vista reduzir o défice das contas públicas.

A economia saudita ressentiu-se com a queda dos preços do petróleo e, pela primeira vez, o Governo viu-se obrigado a reduzir os gastos públicos.

Paralelamente às medidas económicas, Salman bin Abdelaziz fez mudanças no Governo, nomeando quatro ministros.

Neste âmbito, o rei saudita destituiu o ministro da Função Pública, Kaled al Arech, que pediu que fosse investigado depois de o comité anticorrupção o ter acusado de abuso de poder.

Para este cargo, o rei saudita nomeou Esam bin Saad, seu filho.

Além disso, o Abdelaziz nomeou um outro filho, Khaled bin Salman, piloto da força aérea que participou na guerra no Iémen, como embaixador nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório