Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Investigador indonésio anticorrupção atacado com ácido

Um investigador indonésio anticorrupção foi atacado em Jacarta por dois agressores que lhe atiraram ácido para o rosto, uma agressão que estará ligada a um caso que envolve altos dirigentes políticos.

Investigador indonésio anticorrupção atacado com ácido
Notícias ao Minuto

09:35 - 11/04/17 por Lusa

Mundo Jacarta

O investigador, Novel Baswedan, membro da Comissão para a Erradicação da Corrupção (KPK), foi transportado para o hospital depois do ataque, ocorrido quando este se dirigia a uma mesquita para a oração da manhã naquele país maioritariamente muçulmano.

"É um ato cruel que condeno firmemente", afirmou o presidente indonésio, Joko Widodo, apelando à polícia que encontre os agressores.

A vítima ficou com ferimentos na testa e com a visão turva, declarou à agência France Presse o porta-voz da presidência, Jonan Budi, que visitou Baswedan no hospital.

Segundo a Organização Não Governamental (ONG) Indonesia Corruption Watch, o ataque estará ligado aos trabalhos de Baswedan no quadro de um importante escândalo de corrupção que envolve o desaparecimento de 160 milhões de euros dos cofres do Estado.

A Indonesia Corruption Watch é uma instituição respeitada e responsável por investigações que levaram no passado à demissão de diversos ministros e outros altos responsáveis.

No seu último relatório, a organização Transparência Internacional colocou a Indonésia na 90.ª posição do ranking dos países mais corruptos, entre 176 nações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório