Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Confrontos entre polícia e manifestantes causam oito mortos e 200 feridos

O governo indiano apertou as medidas de segurança na região.

Confrontos entre polícia e manifestantes causam oito mortos e 200 feridos
Notícias ao Minuto

16:21 - 10/04/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Caxemira

A polícia estatal e paramilitar indiana disparou no domingo contra milhares de manifestantes na região de Caxemira, causando oito mortos e mais de 200 feridos, segundo a agência Reuters.

Os manifestantes protestavam contra o governo indiano de Narendra Modi, perto de assembleias de voto no distrito de Bugdam, quando foram alvo da violência policial. Em causa está uma eleição parcial na região, que teve apenas 7% de comparência às urnas, o que causou enorme revolta aos manifestantes, que apelaram ao boicote da eleição.

O governo indiano apertou nas medidas de segurança e comunicou ao Supremo Tribunal do país de que irá intensificar os meios ao dispor das forças policiais para lidarem com futuros confrontos semelhantes. Ruas bloqueadas pela polícia, limites à circulação de pessoas e de veículos na região e o encerramento de estações de comboio foram outras das medidas tomadas.

Nos confrontos no distrito de Bugdma, a polícia utilizou, inicialmente, gás lacrimogéneo contra os manifestantes que atiravam pedras. No entanto, com o escalar da intensidade dos protestos, acabou por abrir fogo e matar oito pessoas, confirmou um oficial da polícia indiana à Reuters.

Apesar da segurança apertada, os manifestantes parecem querer continuar a sair às ruas e a denunciar a violência e intransigência do governo de Modi. "Isto é uma reação ao que está a acontecer em Caxemira, porque as pessoas estão a ser mortas impiedosamente", afirmou um jovem manifestante, de Srinagar, à Al-Jazeera.

"Os jovens estão a sair à rua para expressar a sua raiva e dissidência de qualquer forma possível", reiterou.

A região de Caxemira, maioritariamente muçulmana, é disputada pela Índia e pelo vizinho Paquistão. Os confrontos entre a polícia e grupos rebeldes da zona de Caxemira, controlada pelas forças indianas, são frequentes e a violência, nos últimos meses, tem sido uma constante. 

Uma segunda eleição está marcada para a região no próximo dia 12 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório