Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Irão vai receber grande carregamento de urânio natural da Rússia

O Irão vai receber um grande carregamento de urânio natural da Rússia como compensação por exportar toneladas de refrigerante de reatores, indicaram diplomatas, uma medida aprovada pelo Ocidente para manter Teerão empenhado no cumprimento do acordo nuclear.

Irão vai receber grande carregamento de urânio natural da Rússia
Notícias ao Minuto

23:53 - 09/01/17 por Lusa

Mundo Diplomatas

Dois diplomatas de topo disseram que a transação, recentemente aprovada pelo Governo cessante dos Estados Unidos e por outras cinco potências que negociaram o acordo nuclear com o Irão, prevê a entrega de cerca de 130 toneladas de urânio natural.

É necessária a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, mas trata-se de uma formalidade, tendo em conta que cinco dessas potências são membros permanentes daquele órgão, referiram.

O urânio pode ser enriquecido até níveis que vão do combustível para reatores ou fins medicinais e de investigação até ao núcleo de uma bomba atómica.

O Irão diz que não tem interesse em tais armas e que as suas atividades estão a ser monitorizadas de perto, no âmbito do acordo, para garantir que os seus fins se mantêm pacíficos.

Teerão já obteve uma quantidade semelhante de urânio natural em 2015, em resultado de negociações que conduziram ao acordo nuclear, numa troca por urânio enriquecido que enviou para a Rússia.

Mas este novo carregamento será o primeiro desde que o acordo entrou em vigor, há um ano.

Os diplomatas, que estão sobretudo preocupados com o programa nuclear do Irão e pediram o anonimato porque não estão autorizados a debater os pormenores confidenciais do programa, falaram antes de uma reunião esta semana em Viena de representantes do Irão, Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha para analisar queixas iranianas de que os Estados Unidos estão a rejeitar pedidos para alívio de sanções consagrados no acordo nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório