Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Ho... ho... hoo. O Pai Natal e a rena Rodolfo já estão a caminho

Esta talvez seja a noite mais aguardada no ano pelos mais pequenos. É de 24 para 25 de dezembro que o Pai Natal desce pela chaminé para deixar as prendas no sapatinho dos que se portaram bem durante o ano. Mas a origem desta lenda tem séculos de existência e foi ao longo deles adaptada e até impulsionada pelo marketing. Fique a conhecer a origem do velhinho rechonchudo de barbas branquinhas que nesta época faz as delícias de miúdos e graúdos.

Ho... ho... hoo. O Pai Natal e a rena Rodolfo já estão a caminho

A história de uma das figuras mais emblemáticas do Natal na atualidade tem séculos. A inspiração parte do bispo de Mira e santo padroeiro São Nicolau (século IV) que, reza a história, escolheu a pobreza como modo de vida e ficou conhecido por ajudar, sob anonimato, os mais necessitados e proteger as crianças.

Canonizado pela Igreja Católica, São Nicolau tornou-se num símbolo do nascimento do Menino Jesus e a sua fama correu mundo e inspirou os demais.

Em 1822, o professor norte-americano de Teologia e Literatura Clement Clarke Moore escreveu uma história para as filhas, ‘An account of a visit from St. Nicholas’ (conhecida nos dias de hoje como ‘A Noite Antes do Natal’), que assim fez surgiu a imagem do Pai Natal, que vai de casa em casa transportado por um trenó puxado por renas, e desce pelas chaminés.

Notícias ao Minuto

Anos depois, em 1920, coube ao caricaturista americano Thomas Nast desenvolver a imagem do Santa Claus que, diga-se, em muito se assemelha à dos dias de hoje, e que deu então início à lenda de que o comportamento dos mais pequenos durante o ano ditaria a entrega do(s) presente(s) tão desejado(s).

Notícias ao Minuto

E onde vive o Pai Natal? Inicialmente dizia-se que era no Pólo Norte, mas em 1925 chegou-se à conclusão de que lá não havia renas. Pelo que a morada do velhinho de barbas brancas foi transferida para a Lapónia (Finlândia), mais precisamente para a aldeia de Korvatunturi.

Notícias ao Minuto

Mas seria uma marca de refrigerantes, em 1931, a contribuir para que a lenda do Pai Natal se espalhasse pelo mundo e se mantenha bem viva até hoje.

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório