No Natal, as prateleiras dos supermercados enchem-se dos famosos Ferrero Rocher. E a Nutella é presença constante nas estantes (e casas) de todo o mundo. Assim se percebe a dimensão da empresa italiana Ferrero. Mas os números podem, mesmo assim, surpreendê-lo.
Começamos por lhe dizer que, com 74 anos de história, a marca fundada em Itália pelo confeiteiro que lhe deu nome consome – nas 22 fábricas espalhadas por vários países – um terço das avelãs do mundo.
Da principal fábrica da marca, em Alba, saem todos os dias (na altura do Natal) 24 milhões de Ferrero Rocher. Cada um leva quatro avelãs (uma no centro e três divididas entre o recheio e a cobertura). Em stock chega a haver 100 milhões de frutos dentro da unidade de produção.
Quanto à Nutella, diz a rede Globo que, saem diariamente da fábrica da Alba – com uma dimensão de 340 quilómetros quadrados – dois milhões de potes do inconfundível creme de barrar. As porções variam entre 15 gramas e três quilos.
Feitas as contas, a quantidade anual produzida daria para encher o Empire State Building, o conhecido arranha-céus de Nova Iorque com 102 andares.
E porque não há Nutella sem chocolate, fique ainda a saber que a Ferrero adquire, por ano, 120 mil toneladas de cacau.