Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Pelo menos 30 soldados mortos em atentado suicida no Iémen

Pelo menos 30 soldados morreram num atentado suicida perpetrado hoje numa base militar no nordeste de Aden, no sul do Iémen, informaram responsáveis militares e médicos.

Pelo menos 30 soldados mortos em atentado suicida no Iémen
Notícias ao Minuto

06:37 - 18/12/16 por Lusa

Mundo Aden

O atentado causou ainda um número indeterminado de feridos entre os muitos militares que estavam reunidos para receberem os respetivos salários na base instalada na segunda maior cidade do Iémen, quando um bombista suicida detonou os explosivos com que estava armadilhado, refere a AFP, citando uma fonte militar.

O ataque ocorre oito dias depois de um atentado similar em Aden, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, ter causado a morte de 48 soldados e ferimentos noutros 29 militares.

Esse atentado ocorreu quando um ´kamikaze` fez detonar o seu cinto de explosivos num momento em que centenas de soldados estavam reunidos para receber o seu pagamento mensal na base Al-Sawlaban, próximo do aeroporto internacional de Aden.

No Iémen, forças lealistas apoiadas desde março de 2015 por uma coligação militar árabe defrontam os rebeldes xiitas Houthis, que controlam uma parte do território da capital Sanna (norte) enquanto grupos ´jihadistas` estão estacionadas no sul.

Os ´jihadistas` da Al-Qaeda e do EI multiplicaram nos últimos meses os atentados em Aden.

O último atentado reivindicado pelo EI junto à cidade data de 29 de agosto e fez 71 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório