Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Atentado em base militar no Iémen mata 20 soldados

Um atentado cometido por um bombista-suicida numa base militar em Aden, no Iémen, causou 20 mortos e cerca de 30 feridos, revelou hoje uma fonte militar à agência AFP.

Atentado em base militar no Iémen mata 20 soldados
Notícias ao Minuto

15:51 - 10/12/16 por Lusa

Mundo Aden

A detonação - ainda não reivindicada - ocorreu no momento em que centenas de soldados estavam reunidos para receber o salário mensal numa caserna situada nas imediações do aeroporto internacional de Aden.

O atentado teve lugar numa altura em que as forças governamentais prosseguem uma campanha contra extremistas islâmicos ativos nas regiões sul e no este do país.

As forças do governo, apoiadas desde março do ano passado por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita, fazem frente aos xiitas Houthis, que controlam parte do território a norte, e aos extremistas islâmicos no sul.

Grupos como a Al Qaeda e o autoproclamado Estado Islâmico multiplicaram, nos últimos meses, os atentados, em particular em Aden, apesar dos vários planos das forças governamentais para assegurar o controlo das zonas urbanas conquistadas aos Houthis.

O mais recente atentado reivindicado pelo Estado Islâmico matou 71 pessoas a 29 de agosto, também em Aden.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório