Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Gorbachev elogia líder histórico pelos 90 anos a "fortalecer" Cuba

O antigo líder soviético Mikhail Gorbachev saudou hoje Fidel Castro, o ícone socialista cubano que chegou aos 90 anos para "fortalecer" a sua nação insular.

Gorbachev elogia líder histórico pelos 90 anos a "fortalecer" Cuba
Notícias ao Minuto

10:10 - 26/11/16 por Lusa

Mundo Fidel Castro

"Fidel levantou-se e fortaleceu o seu país durante o mais severo bloqueio norte-americano, quando houve uma pressão colossal sobre si e ainda assim levou o seu país para fora deste bloqueio, num caminho de desenvolvimento independente", disse Gorbachev, citado pela agência de notícias Interfax.

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22:29 locais (03:29 de sábado em Portugal continental) e várias já foram as reações e condolências apresentadas por diversos líderes políticos mundiais.

Uma delas foi também a do Governo indiano que lamentou a morte do líder cubano Fidel Castro, líder que lembra como um "grande amigo" do país e "uma das figuras mais icónicas do século XX".

"Envio as minhas mais profundas condolências ao Governo e ao povo de Cuba pelo triste desaparecimento de Fidel Castro. Que a sua alma descanse em paz", escreveu o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na conta da rede social Twitter, onde descreveu a morte do líder cubano como um "momento trágico".

Outras personalidades políticas do país expressaram igualmente a sua consternação pela morte de Fidel Castro, que foi hoje anunciada pelo seu irmão, o Presidente Raúl Castro, na televisão estatal.

"Condolências de coração pelo triste desaparecimento do líder revolucionário de Cuba, ex-presidente de Cuba e amigo da Índia, Fidel Castro", disse o presidente da Índia, Rashtrapati Bhavan, numa mensagem também divulgada através do Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório