Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Pastelaria recusou-se a fazer bolo de apoio LGBT e perdeu na justiça

Tribunal decidiu que o ato foi discriminatório.

Pastelaria recusou-se a fazer bolo de apoio LGBT e perdeu na justiça
Notícias ao Minuto

13:13 - 24/10/16 por Inês André de Figueiredo

Mundo Irlanda do Norte

A ‘Ashers Bakery’, uma pastelaria de Belfast que se negou a confecionar um bolo com um slogan a favor do casamento entre homossexuais, foi considerada culpada numa acusação de discriminação. A decisão tomada por um tribunal da Irlanda do Norte e conhecida esta segunda-feira.

O negócio familiar é bastante conhecido regionalmente, mas em 2014 soube que iria ser processado pela Comissão de Igualdade da Irlanda do Norte, em nome de Gareth Lee, o ativista homossexual a quem foi recusado o bolo.

A justiça referiu que os donos se declaram “profundamente cristãos”, o que os levou a ter tal atitude para com o cliente.

Tudo começou quando, em meados de maio de 2014, Gareth Lee entrou na pastelaria e pediu um bolo com as personagens Becas e Egas, do programa ‘Rua Sésamo’, com uma frase escrita: ‘Apoia o casamento homossexual’. A encomenda foi recusada, o que deu início ao processo que agora terminou em condenação.

A juíza Isobel Brownlie afirmou que a pastelaria em causa não é um grupo religioso, sendo uma empresa que visa “obter benefícios” e, portanto, a discriminação feita ao cliente deve ser vista como um delito.

“Se um pasteleiro fizer um bolo com imagens de bruxas de Halloween não significa que é apoiante ou cliente desta festividade”, afirmou a magistrada.

Assim, a primeira sentença dita que a pastelaria tem de pagar 560 euros a Gareth Lee.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório