Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Ex-chefe dos serviços de informações acusado de tráfico de influências

O antigo chefe dos serviços de informações franceses, próximo do ex-Presidente Nicolas Sarkozy, foi hoje acusado, em Paris, de tráfico de influências e desvio de fundos públicos, disse fonte judiciária.

Ex-chefe dos serviços de informações acusado de tráfico de influências
Notícias ao Minuto

20:19 - 28/09/16 por Lusa

Mundo França

Bernard Squarcini, de 60 anos, foi também acusado de falsificação, recetação e violação do segredo de justiça, na sequência de um inquérito sobre as suas atividades depois de ter passado ao setor privado, acrescentou a mesma fonte.

Na segunda-feira foi colocado sob detenção provisória, juntamente com o antigo "número um" da polícia judiciária de Paris Christian Flaesch, de 58 anos. Flaesch foi libertado na terça-feira à noite.

Conhecido como "o esqualo", Squarcini ocupou o cargo de diretor-geral dos serviços de informações interiores durante o mandato de Nicolas Sarkozy (2007-2012), atualmente um dos principais candidatos às primárias da direita para as eleições presidenciais de 2017.

Foi afastado do cargo depois da vitória do socialista François Hollande, em maio de 2012.

Este inquérito por tráfico de influências foi aberto depois de uma busca ao domicílio parisiense de Squarcini e à sede da sua empresa em abril, no âmbito de três outros inquéritos, incluindo um relativo às acusações de financiamento pela Líbia da campanha eleitoral de Sarkozy em 2007, de acordo com fontes próximas do inquérito.

Atualmente, Squarcini é consultor da 'holding' francesa de artigos de luxo LVMH [Moët Hennessy Louis Vuitton].

Recomendados para si

;
Campo obrigatório