Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Rússia realiza manobras militares na Ossétia do Sul

Cerca de quatro mil militares russos e mais de mil veículos e unidades de armamento pesado participam em manobras na autoproclamada República da Ossétia do Sul, anunciaram hoje fontes militares de Moscovo.

Rússia realiza manobras militares na Ossétia do Sul
Notícias ao Minuto

09:50 - 20/09/16 por Lusa

Mundo Armamento

A Ossétia do Sul - que proclamou a independência da Georgia após a guerra com a Rússia em 2008 -- vai receber os militares russos que vão permanecer no território para manobras, até ao dia 24 de setembro.

No princípio do ano, o Parlamento e o Presidente da República separatista, Leonid Tibilov, anunciaram a realização de um referendo em 2017 sobre a integração da região na Rússia.

Em março de 2015, o Presidente russo, Vladimir Putin, e Tibilov assinaram um tratado de "aliança e integração" em que Moscovo assumiu a defesa e a segurança da República, tendo instalado várias bases militares na região.

O tratado estabeleceu também as normas de obtenção da cidadania russa para os habitantes da Ossétia do Sul cujo território é encarado, de facto, como um protetorado dependendo totalmente do financiamento de Moscovo.

A Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul após a guerra travada com a Georgia, em agosto de 2008, na altura em que o então Presidente georgiano, Mikail Saakasvilli, tentava recuperar o controlo do território.

Na Ossétia do Sul, que a Georgia considera como região ocupada pelas tropas russas, vivem atualmente 60 mil habitantes, sendo que após o colapso da União Soviética, no início dos anos 1990, o território era habitado por mais de 100 mil pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório