O vestido que Marilyn Monroe usou para cantar ‘Happy Birthday’ ao então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, vai a leilão.
O momento aconteceu num evento para angariação de fundos do partido democrata a 19 de maio de 1962, no Madison Square Garden, e tornou-se uma das versões do ‘Parabéns a Você’ mais famosas da história.
Conta a Sky News que o vestido, desenhado por Jean Louis, está avaliado em pelo menos dois milhões de dólares (perto de 1,8 milhões de euros).
O vestido de lantejoulas, apertado e num tom de pele tão próximo do da atriz chegou a dar a ideia a alguns dos 40 milhões de telespetadores norte-americanos de que Marilyn Monroe estava nua.
Além de destacado pela sensualidade, o momento foi também parodiado ao longo da história. E serviu ainda para serem lançados rumores de que haveria uma relação entre ambos.
Curiosamente, o presidente só faria 45 anos de vida dali a dez dias.
A atriz acabaria por falecer vítima de uma overdose cerca de três meses depois. JFK foi assassinado no ano seguinte, em Dallas.
O vestido chegou a ser adquirido em 1999 por Martin Zweig. Na altura terá pago 1,26 milhões de dólares.
Agora, o leilão está a cargo da Julien’s Auctions e vai decorrer entre os dias 17 e 19 de novembro, incluindo, além do vestido, outros itens que pertenceram à atriz.