Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

EUA: Quando a equipa do juiz perde a pena é mais pesada, diz estudo

Estudo analisou sentenças de juízes de tribunal de menores no estado de Louisiana, nos Estados Unidos.

EUA: Quando a equipa do juiz perde a pena é mais pesada, diz estudo
Notícias ao Minuto

13:27 - 08/09/16 por Pedro Filipe Pina

Mundo Louisiana

Espera-se dos juízes a máxima isenção e imparcialidade. Mas pode haver uma ‘costela’ de adepto a influenciar decisões, aponta um estudo que se focou nos juízes que analisam casos de adolescentes no tribunal de menores, no Louisiana, Estados Unidos.

O estudo de que a The Atlantic dá conta foi desenvolvido por um par de economistas da universidade estatal de Louisiana. A equipa analisada é precisamente a da equipa de futebol americano desta universidade, os Louisiana Tigers.

Antes de realçarmos as conclusões deste estudo, convém lembrar que o futebol americano é dos desportos que move mais adeptos nos Estados Unidos e que a liga universitária tem prestígio, sendo muitas vezes o último patamar de muitos jogadores, antes de alcançarem a famosa NFL.

Ora este estudo analisou sentenças decididas entre 1996 e 2012 e estes dois académicos defendem que sempre que os Louisiana Tigers perdiam um jogo em que eram favoritos, a tendência na semana seguinte era a pena aplicada aos adolescentes levados a tribunal ser mais pesada.

As penas que habitualmente eram de pouco mais de um mês quando as coisas corriam bem em campo, eram frequentemente de dois meses quando as coisas tinham corrido mal. Isto falando do mesmo tipo de crimes.

Os juízes que parecem ter mantido mais esta tendência são precisamente os que se licenciaram naquela universidade.

O mesmo estudo salienta que terão sido os adolescentes afro-americanos os que foram mais sujeitos a esta variação nas penas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório