Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Referendo em Itália sobre o Senado acontecerá entre novembro e dezembro

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, afirmou hoje que o referendo sobre a aprovação da reforma constitucional para modificar o Senado vai ser realizado "entre 15 de novembro e 5 de dezembro".

Referendo em Itália sobre o Senado acontecerá entre novembro e dezembro
Notícias ao Minuto

20:01 - 06/09/16 por Lusa

Mundo Projeto

"Em 25 de setembro fixamos a data do referendo, que por lei deverá decorrer entre 50 e 70 dias depois. Decidimos escutar as opiniões da oposição e de todas as forças políticas", explicou Renzi num programa da cadeira televisiva pública italiana.

Este projeto constitui uma das reformas mais cruciais para o Governo de centro-esquerda de Renzi porque pretende, em particular, terminar com o "bicameralismo perfeito" ao retirar ao Senado a função legislativa, e porque o primeiro-ministro vinculou o resultado da consulta à sua permanência na chefia do Executivo.

Em agosto, Renzi reconheceu que se tinha equivocado ao "personificar em demasia" esta consulta, enquanto a oposição críticos do Partido Democrático (PD, a formação liderada pelo primeiro-ministro) definiram o referendo como um plebiscito sobre a sua gestão, após ter chegado ao Executivo em fevereiro de 2014 em substituição de Enrico Letta, e sem se submeter a eleições.

Após ter perdido algumas das cidades mais importantes nas recentes eleições municipais, Renzi procura agira apoios para vencer o referendo, e evitar que a Itália entre num novo ciclo de instabilidade política.

O país atravessa ainda uma difícil situação económica, com um elevado endividamento público e um problema de solvência bancária, com o setor a acumular uma vasta carteira de créditos malparados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório