Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

O trono feito à medida que salvou a vida deste pastor alemão

O pequeno cachorro de Idaho conseguiu voltar a alimentar-se graças a esta invenção.

O trono feito à medida que salvou a vida deste pastor alemão
Notícias ao Minuto

10:08 - 06/09/16 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo Estados Unidos

Elijah – ou Eli como é conhecido – é um cachorro residente em Idaho e que sofre de graves problemas para se conseguir alimentar. Mas graças à criatividade de alguns médicos, o cão vive agora uma verdadeira vida de rei. E até tem um trono.

O então pequeno pastor alemão chegou ao ‘Ada Animal Hospital’, em Boise, no Idaho, quando tinha apenas cinco dias e o seu tamanho assustou os veterinários. O bebé Eli não conseguia aguentar nenhum tipo de comida no estômago e como os seus donos não conseguiam tomar conta dele, a clínica acabou por adotá-lo.

Segundo revelaram os exames médicos, o cão tinha uma “anomalia” nos seus órgãos: “A primeira parte do seu esófago estava distendida e tornou-se naquilo que nós designamos por mega-esófago”, explicou Wyne Loertscher, veterinário e dono da clínica. Devido a isso, em vez de o esófago funcionar como um músculo, era apenas um obstáculo no corpo de Eli. Por essa razão, o cão não conseguia digerir a comida.

Até que conseguiram arranjar a solução ideal. Baseada na Bailey Chair, a cadeira – ou trono – permite que Eli fique numa posição vertical enquanto come, permitindo assim que o esófago funcione normalmente. “A gravidade puxa a comida para o estômago”, explicou.

Apesar de no início o cão não ter ficado muito contente com a solução, rapidamente se adaptou ao seu novo trono, o que já lhe permitiu ganhar peso e tornar-se num animal saudável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório