Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Organizações israelitas pedem referendo sobre ocupação da Palestina

Dezenas de organizações israelitas lançaram hoje uma campanha a pedir a realização de um referendo nacional sobre o futuro de Israel e da Palestina, face ao 50.º aniversário da ocupação dos territórios palestinianos, no próximo ano.

Organizações israelitas pedem referendo sobre ocupação da Palestina
Notícias ao Minuto

22:21 - 05/09/16 por Lusa

Mundo Conflito

tempo para decidir" é o slogan deste novo movimento -- intitulado 'Decisão a 50' -, que integra antigos trabalhadores no âmbito da segurança, ex-ministros, artistas e ativistas, entre outros, que reclamam uma decisão com um horizonte.

Num comunicado, o grupo anunciou o lançamento de uma grande "a larga escala", que inclui eventos públicos e ações diretas em todo o país "com o objetivo de recolher assinaturas dos cidadãos de Israel que apoiem no parlamento uma proposta de referendo".

O movimento defende que após 50 anos de "controlo sobre os territórios palestinianos e 50 anos de indecisão dos governos israelitas, é altura de levar a decisão ao povo israelita e deixar que resolva o seu próprio futuro".

As opções sugeridas pelo grupo passam por um estado binacional, dois estados, mais 50 anos de ocupação militar ou uma solução diplomática.

"Atualmente, este é o assunto mais delicado e explosivo na sociedade israelita, e pedimos o direito de decidir o nosso futuro", indica a nota.

Os fundadores do grupo enviaram uma carta ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, instando-o a divulgar a proposta, além de lhe pedirem uma reunião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório