Os dois suspeitos dos atentados na Maratona de Boston são irmãos, revela a NBC News, tendo o mais velho Tamerlan Tsarnaev morrido depois de uma perseguição e tiroteio com a polícia esta madrugada.
O que continua a monte, o 'suspeito 2', segundo avançam os meios de comunicação norte-americanos, é Dzhokhar A. Tsarnaev, tem 19 anos e é de origem russa, proveniente de uma região perto da Tchetchénia, e está nos Estados Unidos há cerca de um, com residência em Cambridge, Massachussets.
Por tratar-se de um homem "muito violento", a polícia pediu aos habitantes de Watertown que se mantenham longe das janelas e recusem abrir as portas, excepto a polícias identificados.
Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, nasceu no Quirguistão, tem carta de condução originária do estado de Massachusetts e vive em Cambridge, um subúrbio de Boston, segundo a NBC News. Segundo o jornal The Boston Globe, tinha recebido em 2011 uma bolsa de estudo de 2.500 dólares (1.911 euros) para acesso à universidade, atribuída pelo sistema público de educação de Cambridge.
O seu irmão mais velho, Tamerlan Tsarnaev, nasceu na Rússia, indicou a NBC News, acrescentando que tinha autorização de residência permanente nos Estados Unidos desde 2007. Tamerlan é o suspeito que surgia de boné negro e de óculos de sol nas imagens divulgadas pelo FBI.
Informações apontam que os dois homens têm experiência militar e que terão entrado nos Estados Unidos com a sua família em 2002 ou 2003.
Entretanto, o cerco policial à cidade de Watertown mantém-se. Os transportes estão parados, o comércio e serviços fechados, foi dada ordem expressa à população para que permaneça nas suas casas, até aviso da polícia em sentido contrário, e nenhum veículo está autorizado a entrar ou sair de Watertown.
A rua Norfolk, onde está localizado o apartamento onde os irmãos viviam está cortada. O porta-voz da polícia de Massachusetts, Dave Procopio, revela que as autoridades suspeitam que o indivíduo possa estar aí barricado.
[Notícia actualizada às 12h24]