Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Trump desviou dinheiro de caridade para comprar capacete autografado

Tudo aconteceu há quatro anos atrás. História é agora analisada pelo Washington Post.

Trump desviou dinheiro de caridade para comprar capacete autografado
Notícias ao Minuto

23:13 - 01/07/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Republicano

Há quatro anos, em Palm Beach, no estado da Flórida, decorria um leilão cujo objetivo era ajudar a associação Susan G. Komen, que se dedica a ajudar mulheres vítimas de cancro.

Em jogo estava um capacete de futebol americano dos Denver Broncos, autografado pela sua maior estrela, o quarterback Tim Tebow, juntamente com uma tshirt autografada pelo próprio.

Surpresa não foi quando o magnata Trump apostou mais de 12 mil dólares para conseguir levar os prémios consigo. Esse dinheiro, contudo, nunca chegou às mãos da associação em causa. Trump tirou fotografias com a tshirt e o capacete, mas o dinheiro, nem vê-lo.

A história foi investigada pelo Washington Post que descobriu que os 12 mil dólares chegaram à instituição, mas a origem do dinheiro não era a conta de Trump, mas sim de uma outra fundação que ele criou e preside desde 1987, a Donald J. Trump Foundation.

Curiosamente, esta segunda fundação é gerida com dinheiro não do candidato presidencial, mas sim com donativos feitos por outras pessoas, sejam elas apoiantes do magnata ou da causa a que a sua associação se propõe.

Esta história pode ser mais um suposto indício das formas como o republicano tem contornado as autoridades fiscais norte-americanas. Em junho, por exemplo, o britânico Telegraph denunciou um super-esquema de Donald Trump que terá lesado o estado em milhões de dólares em impostos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório