Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

BCE inicia compra de dívida de empresas

O Banco Central Europeu (BCE) começou hoje a adquirir obrigações emitidas por empresas da zona euro, uma nova iniciativa que faz parte das medidas adotadas pela instituição para impulsionar a inflação.

BCE inicia compra de dívida de empresas
Notícias ao Minuto

14:22 - 08/06/16 por Lusa

Mundo Obrigações

O BCE compra dívida com um vencimento mínimo de seis meses e máximo de 30 anos.

Segundo a agência Bloomberg, que cita fontes anónimas, a multinacional belgo-brasileira AB InBev, o construtor automóvel francês Renault, o grupo de telecomunicações espanhol Telefonica, o grupo industrial alemão Siemens e a seguradora italiana Generali terão beneficiado do programa do BCE.

Esta medida, anunciada pelo BCE em março passado, destina-se a facilitar o financiamento das empresas para as incitar a investir.

Um ano antes, em março de 2015, o BCE lançou um programa alargado de compra de ativos e recentemente reforçou-o, passando o volume mensal de aquisições para 80 mil milhões de euros, um elemento central da sua estratégia para impulsionar a inflação, atualmente muito baixa. Neste momento, o programa abrange principalmente dívida emitida pelos 19 Estados da zona euro.

Segundo alguns analistas, a dívida de empresas deverá representar apenas uma pequena parte do volume mensal de aquisições do BCE e ficará entre 3 mil milhões e 10 mil milhões de euros.

O BCE fixou algumas regras para estas operações e só compra dívida classificada com grau de investimento e não compra obrigações emitidas por bancos.

As aquisições de dívida de empresas estão a ser feitas através dos bancos centrais da Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália e Espanha e as primeiras informações relativas às mesmas serão anunciadas pelo BCE a 18 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório