Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Sindika Dokolo confirma compra de maior diamante encontrado em Angola

O empresário e colecionador de arte Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, confirmou hoje à Lusa que comprou, através de uma joalharia suíça que detém a 75%, o maior diamante encontrado em Angola.

Sindika Dokolo confirma compra de maior diamante encontrado em Angola
Notícias ao Minuto

23:48 - 11/05/16 por Lusa

Mundo Empresários

"Confirmo essa informação", disse o empresário à Lusa, em Luanda, sem adiantar mais pormenores, nomeadamente os valores envolvidos no negócio da aquisição do diamante, uma pedra de 404 quilates e sete centímetros de comprimento encontrada em fevereiro por uma empresa mineira australiana no campo do Lulo, na Lunda Norte.

O diamante encontrado naquela província angolana é também o 27.º do mundo e segundo a Bloomberg a venda ao intermediário terá ascendido a 22,5 milhões. O valor pago pela joalharia De Grisogono, de Sindika Dokolo, não é conhecido.

Casado com a filha do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e conhecido colecionador de arte, Sindika Dokolo, comprou há cerca de quatro anos 75% da joalharia De Grisogono, através da Victoria Holding Limited (criada em 2010 numa parceria entre Dokolo e a Sodiam (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola), por 100 milhões de dólares (87,5 milhões de euros).

As companhias de diamantes angolana Endiama (estatal) e australiana Lucapa anunciaram a 01 de março, em comunicado, a venda deste diamante.

"A pedra de 404 quilates vendeu-se por 16 milhões de dólares [14 milhões de euros ao câmbio de hoje], o que representa um espetacular preço de 39,5 dólares por quilate, um recorde para um diamante branco extraído da mina do Lulo", lê-se no comunicado da empresa australiana.

Aquando da descoberta, a Endiama anunciou que a venda contribuirá para as contas do Estado.

O projeto Lulo, localizado no município de Capenda Camulemba, ladeado pelos projetos Cacuilo e Capenda, é uma sociedade constituída por uma parceria entre a Endiama (32%), a Rosa e Pétalas (28%) e a Lucapa Diamond (40%), empresa australiana que é operadora da mina.

Depois do petróleo - cujas receitas caíram para menos de metade em 2015 devido à crise da cotação do barril de crude -, os diamantes são o segundo produto de exportação de Angola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório