Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Kim Jong-un exalta programa nuclear norte-coreano e ensaio "histórico"

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, abriu o 7.º Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia com uma exaltação do programa nuclear norte-coreano e do "histórico" ensaio nuclear e balístico de janeiro.

Kim Jong-un exalta programa nuclear norte-coreano e ensaio "histórico"
Notícias ao Minuto

18:23 - 06/05/16 por Lusa

Mundo Armamento

"Os nossos militares realizaram este ano com êxito o primeiro ensaio de uma bomba de hidrogénio [...], um acontecimento histórico nos 5.000 anos de história do nosso povo", disse Kim na abertura do congresso, o primeiro em quase 40 anos.

O líder norte-coreano, que discursou de fato e gravata em vez do habitual fato maoista, elogiou especialmente os cientistas do país por terem "criado um milagre fazendo soar o magnífico e estimulante som da primeira bomba H da nossa república".

O ensaio nuclear de janeiro, seguido um mês depois por um ensaio balístico, "demonstrou claramente ao mundo o espírito imbatível e o poder infinito" da Coreia do Norte, "em desafio das pressões malignas e das sanções das forças inimigas", disse.

No discurso, que só foi distribuído aos meios estatais cerca de 12 horas depois do início do evento, Kim admitiu por outro lado que a Coreia do Norte atravessa "momentos turbulentos", destacando as tensões na península coreana, mas assegurou que os problemas serão superados com "a unidade do partido e do exército".

A televisão estatal transmitiu o discurso de cerca de 15 minutos, ao longo do qual Kim Jong-un se referiu repetidamente ao avô, Kim Il-sung, e ao pai, Kim Jong-il, destacando "os progressos" alcançados pela dinastia.

Segundo aquele meio, 3.467 delegados participam no congresso, que se realiza no Palácio 25 de Abril, em Pyongyang.

O último congresso realizou-se em 1980, antes de o atual líder, 33 anos, ter nascido.

Cerca de 130 jornalistas estrangeiros foram convidados para a cobertura do congresso, mas segundo a agência France Presse não foram autorizados a entrar no local do evento no dia de hoje, assistindo à abertura num espaço aberto a cerca de 200 metros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório