Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Obama prevê que Estado Islâmico perca Mosul no final do ano

O Presidente dos Estados Unidos sugeriu na segunda-feira que os desenvolvimentos da luta contra o Estado Islâmico podem resultar na queda de Mosul, o principal bastião do grupo extremista no Iraque, "em finais do ano".

Obama prevê que Estado Islâmico perca Mosul no final do ano
Notícias ao Minuto

06:05 - 19/04/16 por Lusa

Mundo Extremismo

Numa entrevista concedida ao canal CBS, que será emitida na totalidade hoje, Barack Obama reafirmou a sua estratégia na luta contra o terrorismo, mediante o apoio e treino de forças locais, ao invés de presença militar.

"A minha previsão é que em finais do ano tenhamos criado condições para que Mosul caia [das mãos do Estado Islâmico]. Vemos os iraquianos com vontade de lutar e ganhar terreno, e devemos assegurarmo-nos de que lhes damos mais apoio", disse, numa entrevista a partir da Casa Branca.

Segundo Obama, os Estados Unidos da América estão a comprovar os "benefícios" desta estratégia de combate na região, que lhe valeu críticas dentro e fora do seu próprio país.

"Não estamos a combater, mas quando damos formação e apoio das forças especiais e quando colaboramos nas nossas coligações, ganhamos inteligência e verificamos que podemos apertar cada vez mais o cerco [sobre o Estado Islâmico]", afirmou.

Horas antes, o secretário de Defesa, Ashton Carter, anunciou em Bagdade que os Estados Unidos vão destacar tropas adicionais para o Iraque e vão enviar helicópteros de ataque Apache para apoiar as forças de segurança do país.

"Vamos trazer forças adicionais", afirmou Carter, acrescentando que os Apache terão como objetivo encurralar os membros do Estado Islâmico para recuperar Mosul, principal bastião do grupo extremista no Iraque desde 2014.

Segundo fontes do Pentágono, o número de soldados norte-americanos adicionais será de cerca de 200, o que elevará a mais de 4.000 o total de norte-americanos em território iraquiano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório