Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Condutores da Uber de Hong Kong detidos declaram-se inocentes

Os cinco condutores da Uber de Hong Kong detidos em agosto declararam-se hoje inocentes em relação às acusações de que conduziam sem as licenças necessárias.

Condutores da Uber de Hong Kong detidos declaram-se inocentes
Notícias ao Minuto

12:02 - 24/02/16 por Lusa

Mundo Licença

Os homens foram detidos numa operação policial em agosto contra a Uber após vários taxistas da cidade danificarem os próprios veículos com martelos e guiarem lentamente na direção à sede do Governo, em protesto, apelando às autoridades locais para agirem em relação a condutores sem licença.

Os cinco condutores declararam-se inocentes das acusações de "conduzirem um veículo motorizado para transportar passageiros" em troca de recompensa sem a licença adequada, e de conduzirem sem seguro de terceiros.

O advogado de defesa disse ao tribunal que pretende pedir uma suspensão do processo no caso dos condutores. O caso foi adiado e agendada uma avaliação pré-julgamento para 23 de março.

Outros dois condutores detidos na operação de agosto declararam-se culpados das mesmas acusações no mês passado, tendo sido multados em sete mil dólares de Hong Kong (820 euros). As suas cartas de condução foram revogadas por 12 meses.

A empresa norte-americana Uber expandiu-se para centenas de cidades em pelo menos 68 países e está avaliada em mais de 50 mil milhões de dólares.

No entanto, enfrenta forte oposição dos taxistas tradicionais, gerando protestos por todo o mundo, alguns violentos, como no Brasil, onde um condutor chegou a ser raptado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório