Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Venezuela está a ser "bloqueada financeiramente pelo estrangeiro"

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, considerou hoje que a Venezuela está a ser bloqueada financeiramente a partir do estrangeiro e acusou a oposição de ter instalado "um sistema de pressão contra o povo".

Venezuela está a ser "bloqueada financeiramente pelo estrangeiro"
Notícias ao Minuto

21:30 - 17/02/16 por Lusa

Mundo Maduro

"A Venezuela tem um bloqueio financeiro internacional. Nem refinanciam um processo de melhoria das condições da dívida e procuram condições leoninas para emprestar-nos uma divisa, um dólar", disse.

Nicolás Maduro falava em Caracas, no palácio presidencial de Miraflores, durante uma reunião de ministros, transmitida pelas rádios e televisões do país, em que fez um balanço da Agenda Económica Bolivariana para enfrentar a crise venezuelana.

"Há um só poder neste mundo que pode dirigir as peças de uma guerra financeira contra a República (...) não digo mais, que cada um tire as suas conclusões", disse.

Nicolás Maduro referiu que se trata de "um sistema de boicote nacional e internacional, de guerra económica, que tem o propósito de derrotar, fazer ajoelhar a Venezuela, apoderar-se das riquezas e voltar a controlar o país".

Nicolás Maduro vincou que a emergência económica venezuelana "é verdadeira" e "penetrou profundamente" na Venezuela, lamentando que a aposição "tenha voltado as costas ao país" ao chumbar, recentemente, o decreto de emergência económica, ratificando com essa atitude "uma agenda de guerra".

"Eles (oposição) subverteram o sistema de distribuição (de produtos) do país, a comercialização e o estabelecimento de preços dos produtos (...) instalaram um sistema de pressão contra o povo e agora a Venezuela tem um bloqueio financeiro internacional", disse.

Nicolás Maduro culpou o "imperialismo" pela queda das receitas petrolíferas do país.

"Impôs-se a estratégia imperial da guerra ao petróleo (...) Uma guerra mundial que tem procurado destruir a OPEP [Organização dos Países Exportadores de Petróleo], tirar-lhe a autoridade de regular o mercado", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório