Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Batalha perdida. O macaco não pode ser considerado autor desta selfie

Selfie tirada em 2011 tornou-se viral. Fotógrafo diz ser o autor, mas há quem julgue que é o macaco quem tem os direitos sobre a imagem.

Batalha perdida. O macaco não pode ser considerado autor desta selfie
Notícias ao Minuto

12:12 - 07/01/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Justiça

Afinal, o macaco Naruto não pode ser considerado o detentor dos direitos de propriedade da selfie que tirou com a máquina de um fotógrafo, em 2011.

David Slater posicionou a câmara numa floresta na Indonésia e permitiu que um macaco premisse o obturador e tirasse uma selfie, que se tornou viral.

Depois de a Wikimedia ter disponibilizado a imagem num banco de imagens gratuito, o fotógrafo insurgiu-se e reclamou os direitos sobre a fotografia. O regulador dos direitos de autor nos EUA não lhe deu razão.

A PETA (grupo de ativistas dos direitos dos animais) interpôs uma ação em tribunal, na tentativa de que o macaco seja considerado detentor dos direitos da imagem. A decisão da justiça foi agora conhecida.

Segundo a Fox News, o juiz de um tribunal federal de São Francisco declarou que o macaco não pode ser considerado dono dos direitos de autor da foto.

A PETA vai recorrer da decisão por considerar que “expõe a hipocrisia daqueles que exploram os animais para seu próprio benefício”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório