Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Igreja pede ao Governo para construírem juntos o futuro da Venezuela

A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) instou hoje o Governo da Venezuela e a oposição a construírem juntos o futuro do país, sublinhando que não é tempo de alimentar "brigas estéreis" na sequência dos resultados das últimas eleições.

Igreja pede ao Governo para construírem juntos o futuro da Venezuela
Notícias ao Minuto

22:20 - 18/12/15 por Lusa

Mundo Católica

Nas eleições parlamentares de 06 dezembro, a oposição obteve, pela primeira vez em 16 anos, uma maioria de dois terços que lhe permite controlar o parlamento, um resultado que os socialistas questionam e o próprio Presidente da República, Nicolás Maduro, acusa os adversários de terem movido "grupos para controlar parte do sistema eleitoral, violar os seus mecanismos de segurança e pagar votos".

"Partilhamos a responsabilidade de decisão nas eleições passadas, agora esperamos a realização de tantas promessas feitas por cada um dos deputados que foram selecionados pelo povo soberano", começam por explicar os bispos, num comunicado divulgado em Caracas.

O documento, lido pelo arcebispo de Coro, monsenhor Roberto Lückert, sublinha que os bispos esperam principalmente "que os novos deputados e os reeleitos, cumpram a Constituição Nacional e as normas estabelecidas para o seu desempenho, como representantes dos seus Estados e não somente dos seus partidos políticos".

Por outro lado, explica que "esta nova experiência democrática deve focar-se em dar um novo rosto à Venezuela, através da participação de todos na reconstrução do tecido social e da institucionalidade".

"Não é tempo para a diatribe política nem para apressadas aprovações de leis. É tempo para que este menino que nascerá (novo parlamento) nos permita construir todos juntos o futuro que a todos nos corresponde. A uma semana do Natal, não temos outra mensagem que a de promover a esperança, de convidar os que vão pelos caminhos contrários ao bem a converterem-se", referem os bispos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório