A polícia de Thames Valley publicou uma analogia bizarra com recurso a bonecos, com vários cenários possíveis, para comparar as relações sexuais consentidas a uma chávena de chá, segundo o Daily Mail.
O vídeo de três minutos tem o nome de: ‘Consent: It’s a Simple as Tea’, comparando ao facto de perguntar a alguém se quer uma chávena de chá ou se quer ter relações sexuais.
No vídeo há o seguinte cenário: E se uma pessoa diz sim à chávena de chá, mas desmaia ou decide que, afinal, já não quer chá? “Eles não têm qualquer obrigação de beber. Se estão inconscientes não lhes dê chá. Pessoas inconscientes não querem chá e não conseguem sequer responder se querem porque estão desmaiadas”, ouve-se.
O vídeo explica ainda que se alguém quis beber chá no sábado, isso não significa que quer sempre beber chá. As imagens já tinham sido criadas pelo Blue Seat Studios e pelo blogger Rockstar Dinosaur Pirate Princess. Mas a polícia quis utilizar as imagens para alertar a população sobre a violação.
A animação termina com a frase: “Se consegue perceber o quão ridículo é forçar alguém a beber chá quando não querem, então como pode ser tão difícil de perceber quando se trata de sexo?”.
A campanha #ConsentisEverything foi lançada esta terça-feira. Esta foi uma forma de ajudar as pessoas que se deparam com tentativas de violação.
“A lei é clara. Sexo sem consentimento é violação. A consciencialização do que é o sexo consentindo é vital”, explica a polícia.