Hitler não queria exterminar judeus. Quem o diz é Netanyahu

Para o primeiro-ministro de Israel, quem motivou o Holocausto não foi o líder dos nazis. Foi o Grande Mufti de Jerusalém.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
21/10/2015 15:04 ‧ 21/10/2015 por Notícias ao Minuto

Mundo

Israel

Foi no Congresso Mundial Sionista que Benjamin Netanyahu afirmou que “na altura, Hitler não queria exterminar os judeus”. Na verdade, defende o primeiro-ministro israelita, Hitler “queria expulsar os judeus”.

E a quem atribuiu Benjamin Netanyahu as bases para o massacre de mais ed seis milhões de judeus, incluídos na Solução Final nazi? O Grande Mufti de Jerusalém, como dá conta o The Guardian. Foi ele quem “inspirou o Holocausto”, acusa Benjamin Netanyahu.

Os comentários proferidos neste congresso em Jerusalém, numa altura em que o conflito israelo-palestino se tem feito sentir, com ataques com facas por parte de palestinianos, respondidos aos tiros pelo exército de Israel, suscitou duras críticas ao Chefe de Estado de Israel.

Isaac Herzo, líder da oposição, acusou Netanyahu de trivializar um assunto da importância do Holocausto, ao passo que Saeb Erekat, da Palestina, acusou o primeiro-ministro israelita de absolver Hitler.

A frase de Netanayahu já mereceu também críticas por parte de historiadores, que consideram esta versão da História simplesmente incorreta.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas