ISIS já começou a usar armas químicas e estará a produzi-las

Os Estados Unidos têm estado ativos na investigação do Estado Islâmico e uma fonte próxima do processo garante que o grupo terrorista já usou gás mostarda e estará a produzir armas químicas.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
11/09/2015 10:45 ‧ 11/09/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Um responsável norte-americano que preferiu manter o anonimato garantiu à BBC que o Estado Islâmico utilizou armas com gás mostarda, pelo menos em quatro ocasiões, em ambos os lados da fronteira entre o Iraque e a Síria.

Apesar de se pensar que o regime de Bashar al-Assad e os rebeldes também estarão a usar este tipo de armamento, as armas em causa estão proibidas pelas convenções internacionais após a Primeira Guerra Mundial.

Além da utilização do gás mostarda, os Estados Unidos creem que os jihadistas estão a produzir armamento químico nos locais onde estão instalados. “Eles estão a usar gás mostarda… Nós sabemo-lo”, confirma.

As autoridades internacionais já desconfiavam da possibilidade de o Estado Islâmico estar a usar gás mostarda e de estar a produzir armas químicas, tendo as declarações deste responsável confirmado a situação.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas