Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Autoridades suíças apreendem 262 quilos de marfim

As autoridades aduaneiras suíças apreenderam, na segunda-feira, 262 quilos de marfim de contrabando no aeroporto de Zurique, sendo que as presas de elefante estavam escondidas em oito malas, foi hoje anunciado.

Autoridades suíças apreendem 262 quilos de marfim
Notícias ao Minuto

10:47 - 04/08/15 por Lusa

Mundo Contrabando

Em comunicado, as autoridades da alfândega revelaram que as presas de elefante estavam escondidas em oito malas provenientes de Dar es Salaam, Tanzânia, com destino a Pequim, via Zurique, e eram de três cidadãos chineses.

As presas foram serradas para entrar nas malas, e também eram acompanhadas por um quilo de presas e garras dos leões. O valor do mercado negro de marfim é estimado em 400 mil francos suíços (377.000 euros).

Os traficantes incorrem em pesadas multas, tendo a mercadoria sido apreendida, precisa o comunicado hoje divulgado.

A Suíça é signatária da Convenção sobre o comércio internacional de espécie de fauna e flora em vias de extinção.

Na quinta-feira passada, a ONU apelou aos seus 193 membros para combater mais eficazmente o comércio ilegal de animais selvagens, como os elefantes e rinocerontes, que estão ameaçados de extinção.

Numa primeira resolução não vinculativa, a primeira do género, a Assembleia Geral da ONU "expressa profunda preocupação com o aumento contínuo da caça ilegal de rinocerontes e o alarmante número de elefantes mortos em África".

Restam 470.000 elefantes africanos a viver em estado selvagem, de acordo com a mais recente contagem da Organização Não Governamental Elefantes Sem Fronteiras, contra os 550.000 existentes em 2006.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório