Masturbação faz bem à saúde de homens e mulheres

Estudo da Universidade de Sydney desmente riscos da masturbação e mostra que estas traz vantagens para a saúde de homens e mulheres.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
20/05/2015 23:27 ‧ 20/05/2015 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Estudo

A “masturbação” é um dos termos mais pesquisados na internet, assim como o campeão de sinónimos, mais ou menos politicamente corretos. Para além do interesse sobre as técnicas e o prazer que pode ou não provocar também existe muita curiosidade sobre os riscos que esta prática pode ou não implicar.

Um estudo recente da autoria do professor da Univesidade de Sydney, Chenoa Cooper, publicado no The Conversation, desmente riscos da masturbação e afirma que esta prática traz muitos benefícios para a saúde.

Nas mulheres, a masturbação pode ajudar a prevenir infeções cervicais e urinárias. Isto graças ao toque e à abertura do colo do útero, que ocorre durante o processo de excitação. Segundo este estudo, o ato de se tocar também ajuda a reduzir os riscos de diabetes tipo 2 e a insónia através da liberação hormonal e da tensão. As contrações causadas pelo orgasmo aumentam ainda a força pélvica.

Nos homens, o principal benefício, segundo Chenoa Cooper, é a diminuição do risco de cancro da próstata, uma vez que o estímulo pode ajudar a expulsar agentes cancerígenos. A masturbação também tem benefícios para o sistema imunitário, porque ao aumentar os níveis de cortisol, reduz a depressão e eleva a quantidade de endorfina na corrente sanguínea, que garante um efeito relaxante.

Do ponto de vista sexual, a masturbação é o comportamento mais seguro que haver. Não há risco de gravidez ou transmissão de infeções e doenças sexualmente transmissíveis (DST), além, claro, de evitar a deceção causada pela expectativa do desempenho, como sublinham.

Segundo Cooper, esta pesquisa vai além dos benefícios físicos que a masturbação pode trazer para homens e mulheres. Para o professor, falar abertamente sobre o tema ajuda, principalmente os jovens, a encarar o sexo como algo positivo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas