Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Tribunal castiga pasteleiro que recusou fazer bolo gay

Recusou-se a fazer bolo com temática homossexual. Levado a tribunal foi considerado culpado por discriminação.

Tribunal castiga pasteleiro que recusou fazer bolo gay
Notícias ao Minuto

16:38 - 19/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Discriminação

Em maio do ano passado, Daniel McArthur, gerente da pastelaria Ashers Baking Co, na Irlanda do Norte, recusou-se a responder ao pedido do defensor dos direitos humanos Gareth Lee, que lhe havia requisitado um bolo sob a temática gay.

No bolo, o ativista pretendia que fosse representada a imagem dos famosos Egas e Becas, da série infantil 'Rua Sésamo', juntamente com a frase: ‘Apoiem o casamento gay’. O bolo destinava-se a assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia. Mas o dono, um cristão devoto, não gostou e recusou a encomenda.

O caso seguiu para os tribunais e esta terça-feira, segundo noticia a CNN, foi considerado culpado pelo Tribunal de Belfast por discriminação.

Segundo o juiz, a pastelaria trata-se de uma empresa com fins lucrativos e não um grupo religioso, e embora os donos sejam sérios devotos, não estão acima da lei. Agora, este terá que indemnizar o cliente em 694 euros.

O proprietário do espaço defende-se dizendo que não é contra as opções sexuais de ninguém e que apenas rejeitou a encomenda porque como cristão tem que defender as crenças da sua religião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório