Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Dois ministros e chefe dos serviços informações demitem-se

Os ministros do Interior e dos Transportes da Macedónia, bem como o chefe dos serviços de informações, demitiram-se hoje, informou o porta-voz do governo, que não especificou as razões da sua renúncia.

Dois ministros e chefe dos serviços informações demitem-se
Notícias ao Minuto

22:44 - 12/05/15 por Lusa

Mundo Macedónia

"A ministra do Interior, Gordana Jankuloska, o ministro dos Transportes, Mile Janakieski, e o diretor do DBK (serviço de informações), Saso Mijalkov, apresentaram as suas demissões", disse o porta-voz, Aleksandar Gjorgiev.

O primeiro-ministro, Nikola Gruevski, aceitou as demissões, acrescentou.

As demissões ocorrem num momento de forte tensão política, com o governo envolvido num escândalo de escutas telefónicas, revelado pela oposição social-democrata, que apontam para o alegado envolvimento de Gruevski e parte do seu gabinete, entre os quais Jankulovska e Janakieski, em casos de suborno.

O primeiro-ministro informou hoje o parlamento da demissão dos dois ministros e propôs os seus sucessores, que devem tomar posse dos cargos na quarta-feira.

Por outro lado, a Macedónia foi palco este fim de semana de violentos confrontos entre a polícia e um grupo de rebeldes de etnia albanesa, que se entrincheirou durante quase dois dias na cidade de Kumanovo, no norte.

Na operação, que terminou com 30 detidos, registaram-se 22 mortos, entre os quais oito polícias, e mais de uma trintena de feridos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório