Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Ucrânia espera obter desconto no gás da Rússia

A Ucrânia disse hoje que espera obter um desconto na importação de gás russo durante as conversações tripartidas com a União Europeia, que decorrerão em Berlim, em abril.

Ucrânia espera obter desconto no gás da Rússia
Notícias ao Minuto

16:04 - 21/03/15 por Lusa

Mundo Kiev

"A Ucrânia espera que o preço seja de 231 euros por mil metros cúbicos no segundo trimestre", disse Volodymyr Demchyshyn, ministro da Energia e do Carvão da Ucrânia, de acordo com um comunicado do seu ministério.

No primeiro trimestre deste ano, Kiev pagou 304 euros por mil metros cúbicos.

O encontro de sexta-feira em Bruxelas, em que também participou o ministro russo da Energia, Alexander Novak, intermediado pelo vice-presidente da Comissão para a Energia, Maros Sefcovil, foi o primeiro passo para garantir o fornecimento de gás a Kiev e o seu alargamento a países da Europa no próximo inverno.

O acordo para o fornecimento de gás expira no final deste mês.

Alexander Novak confirmou em entrevista à televisão estatal russa que o preço do gás para a Ucrânia cairia entre 50 e 80 dólares no segundo trimestre -- o chamado preço de verão -- devido à baixa do preço do petróleo.

De acordo com o depoimento na sexta-feira, em Bruxelas, todas as partes concordam que as negociações para o fornecimento no próximo inverno devem começar agora.

A Rússia vai considerar um pedido para garantir à Ucrânia um desconto no preço e a Ucrânia procurará comprar gás suficiente para encher os seus tanques de armazenamento assegurando o trânsito de suprimentos para a Europa, acrescentou.

A União Europeia recebe cerca de um terço de seu gás da Rússia, metade do qual através dos gasodutos na Ucrânia.

As conversações de Berlim estão definidas para 13 e 14 de abril, de acordo com Volodymyr Demchyshyn.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório