Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Unicef quer 2,8 milhões para acudir 82 mil crianças

A Unicef afirmou hoje precisar de 2,8 milhões de euros para ajuda de emergência ao arquipélago de Vanuatu, onde 82 mil crianças, de um total de 170 mil pessoas, foram afetadas pelo ciclone Pam.

Unicef quer 2,8 milhões para acudir 82 mil crianças
Notícias ao Minuto

13:57 - 20/03/15 por Lusa

Mundo Vanuatu

De acordo com uma nota do Fundo da das Nações para a Infância (Unicef), 90 por cento da vila de Paeema ficou destruída e entre 70 e 80 por cento das aldeias de Erromango ficaram devastadas após a passagem do ciclone, há uma semana.

"Em Tongoa, Tongariki e Buninga, a maioria das casas estão danificadas e perderam os seus telhados. Árvores caídas estão a bloquear estradas e edifícios escolares foram danificados", resumiu a agência da ONU numa nota hoje enviada à Lusa, assinalando que "uma das principais preocupações da Unicef é garantir água potável e saneamento segura para os afetados pelo ciclone".

A agência das Nações Unidas garante, no entanto, que "está a fornecer auxílio vital às vítimas, nomeadamente água potável, saneamento básico, vacinação e material educativo" para ajudar aos milhares de pessoas que viram as suas casas destruídas.

No comunicado assinala-se a ocorrência de "deslizamentos de terra em muitas áreas", pelo que, face à destruição, "a Unicef estima que necessita de três milhões de dólares (2,8 milhões de euros)para ajuda de emergência".

No último balanço, as Nações Unidas referem que o ciclone causou 11 mortos e levou mais de 3.000 pessoas a serem acolhidas em centros temporários estabelecidos por todo o país, com as autoridades a declararem o estado de emergência na província de Shefa, onde se encontra a capital do país, Port Vila, e onde vivem cerca de 80 mil pessoas.

O ciclone Pam atingiu o pico de intensidade na sexta-feira da semana passada registando ventos, em média, entre 250 e 270 quilómetros por hora. Na capital, o ciclone tropical chegou a atingir rajadas de 340 quilómetros por hora.

O arquipélago de Vanuatu, composto por mais de 80 ilhas que se estendem entre as ilhas Fiji e a Nova Caledónia, é um dos países mais pobres do mundo, sendo igualmente um reconhecido paraíso fiscal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório