Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

ONU estima que 60 mil crianças precisam de assistência urgente

Pelo menos 60 mil crianças carecem de assistência urgente após terem sido afetadas pelo ciclone Pam, que, na sexta-feira à noite, devastou o arquipélago de Vanuatu, estimou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

ONU estima que 60 mil crianças precisam de assistência urgente
Notícias ao Minuto

14:55 - 16/03/15 por Lusa

Mundo Vanuatu

Segundo aquela agência da ONU, cerca de 60 mil menores não estão a estudar em consequência da passagem do desastre natural, que destruiu várias infraestruturas naquele arquipélago, composto por mais de 80 ilhas.

"Estamos particularmente preocupados com a sua saúde, nutrição, segurança, educação e reconstrução", disse a representante do UNICEF na região do Pacífico, Isabelle Austin, citada num comunicado da organização.

As agências internacionais de ajuda humanitária descrevem as condições de Vanuatu como as mais desafiadoras que já enfrentaram, piores do que o cenário encontrado após o tufão devastador nas Filipinas, em 2013, segundo notícias hoje avançadas pela Agência France-Presse (AFP).

O ciclone tropical Pam, que provocou chuvas torrenciais no arquipélago, chegou a atingir rajadas de vento na ordem dos 340 quilómetros por hora.

A ONU tinha relatórios não confirmados de que o ciclone causou a morte de 44 pessoas só numa província do país, e a Oxfam disse que a destruição em Port Vila era significativa.

Na nota da UNICEF, a que a Lusa teve hoje acesso, uma funcionária daquela agência, Alice Clements, que estava na capital de Vanuatu, resumiu o que sentiu após o ciclone se abater sobre a cidade de Port Vila: "parecia que o mundo estava a chegar ao fim".

Num outro comunicado hoje divulgado, a OMS garantiu que está a coordenar a equipa que se deslocou ao terreno para prestar assistência às vítimas.

"Estamos a trabalhar em conjunto com os nossos parceiros para responder a este ciclone devastador", disse o diretor da OMS para a região do Pacífico Ocidental, Shin Young-soo.

"Ativamos o nosso centro de operações de emergência e colocamos uma equipa de apoio no local para avaliar as necessidades e implantar recursos críticos para ajudar na resposta", assegurou.

No entanto, as equipas no terreno, citadas pela AFP, disseram que não havia forma de distribuir os mantimentos para as 80 ilhas do arquipélago, advertindo que iria demorar dias até a ajuda chegar às aldeias remotas afetadas pela tempestade.

Hoje, o Presidente do Vanuatu Baldwin Lonsdale, que participou na III Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução de Riscos de Desastres, pediu ajuda do mundo para reconstruir "tudo" naquele arquipélago arrasado pelo ciclone Pam.

No domingo, o Fundo Monetário Internacional (FMI) ofereceu ajuda financeira a Vanuatu, enquanto o Banco Mundial e o Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID), do governo britânico, anunciaram hoje o lançamento de um fundo de apoio a países em desenvolvimento para financiar projetos inovadores de capacitação das comunidades contra catástrofes naturais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório