Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Alterações climáticas contribuíram para força devastadora de ciclone

O Presidente do Vanuatu disse hoje que as alterações climáticas "contribuíram" para o poder devastador do ciclone Pam, que arrasou aldeias inteiras daquele arquipélago do Pacífico sul e causou seis mortos e mais de 30 feridos na capital Port Vila.

Alterações climáticas contribuíram para força devastadora de ciclone
Notícias ao Minuto

06:15 - 16/03/15 por Lusa

Mundo Vanuatu

Baldwin Lonsdale falava a uma televisão australiana momentos antes da sua partida de Sendai, no nordeste do Japão, onde participou na III Conferência Mundial das Nações Unidas sobre a Redução de Riscos de Desastres

O chefe de Estado do Vanuatu seguiu para Tóquio para apanhar um voo para Sydney, e daí seguir para o seu país, disse à imprensa um porta-voz da ONU, Denis McClean.

Baldwin Lonsdale saudou a reposta rápida da comunidade internacional, depois do apelo no sábado, perante os representantes de 190 países.

No fim de semana, Baldwin Lonsdale descreveu o ciclone tropical, de categoria 5 (o mais intenso), como uma "calamidade", afirmando estar com o "coração destroçado", segundo o 'site' da estação pública britânica BBC.

As agências humanitárias afirmaram que o ciclone afetou áreas povoadas e provocou uma "completa devastação" naquele território.

O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU afirmou que ainda não existem números oficiais de vítimas mortais e feridos, mas indicou que algumas informações apontam para que pelo menos 44 pessoas tenham morrido na província de Penama, no centro de Vanuatu.

Foi confirmada, até ao momento, a morte de seis pessoas na capital Port Vila, onde vivem cerca de 40 mil pessoas. Segundo as autoridades locais, 80% das casas da cidade ficaram seriamente danificadas.

O ciclone Pam atingiu o pico de intensidade na sexta-feira à noite, registando ventos, em média, entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora). Em Port Vila, o ciclone tropical chegou a atingir rajadas de 340 km/hora.

O arquipélago de Vanuatu, composto por mais de 80 ilhas que se estendem entre as ilhas Fiji e a Nova Caledônia, é um dos países mais pobres do mundo, sendo igualmente um reconhecido paraíso fiscal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório