Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

EUA acusam Rússia de terem plano para ocupar Ucrânia

A embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU) acusou na quarta-feira o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, de prosseguir um "plano de ocupação" da Ucrânia, com as suas últimas ações.

EUA acusam Rússia de terem plano para ocupar Ucrânia
Notícias ao Minuto

10:28 - 22/01/15 por Lusa

Mundo Território

"A situação atual é perigosa", disse Samantha Power, durante uma sessão do Conselho de Segurança dedicada ao conflito na Ucrânia, cujo presidente disse que os separatistas estavam a ser apoiados por mais de nove mil militares russos.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, dissera antes, durante uma intervenção no Fórum Económico Mundial, que decorre em Davos, na Suíça, que a intensificação dos combates, depois de um apaziguamento no último mês, foi desencadeada por uma nova infusão de tropas e armas russas.

Power acusou Moscovo de renegar um compromisso para reduzir a intensidade do conflito.

"Vamos tirar o véu do plano de paz de Putin e chamá-lo pelo que realmente é: um plano de ocupação russo", disse Power, acrescentando: "A Rússia continua a treinar, equipar e combater ao lado dos separatistas na Ucrânia Oriental".

A embaixadora adiantou que desde o último encontro do Conselho em Ucrânia, em novembro, cerca de 800 pessoas foram, motas no leste.

O embaixador russo na ONU, Vitaly Churkin, por seu turno, disse que "a parte ucraniana violou o acordo (de paz) de Minsk, ao reforçar a sua presença militar no leste do país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório