Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Ucrânia e pró-russos trocam centenas de prisioneiros

A Ucrânia e os separatistas pró-russos realizaram hoje a troca de centenas de prisioneiros, cumprindo um acordo alcançado entre os negociadores das duas partes na quarta-feira em Minsk.

Ucrânia e pró-russos trocam centenas de prisioneiros
Notícias ao Minuto

21:44 - 26/12/14 por Lusa

Mundo Kiev

No entanto, esta troca foi feita com algumas contingências: Kiev suspendeu todas as ligações de comboio e de carro até à Crimeia, a península anexada em março pela Rússia e cujos habitantes apenas podem ir à Ucrânia de carro e à Rússia de barco ou avião.

A troca de prisioneiros, que começou por ser feita em grupos de dez pessoas perto da vila de Kostiantynivka, a 45 quilómetros a norte da cidade ucraniana de Donetsk, totalizou 222 rebeldes e 145 ucranianos, segundo constatou a agência noticiosa francesa (AFP).

Os prisioneiros, à civil e carregando sacos, estavam alinhados em fila, frente a frente e a cerca de 100 metros de distância.

Vários representantes da Organização para a Segurança e Cooperação na Europeu (OSCE) observaram a operação, que decorreu numa estrada iluminada apenas por alguns faróis de carros.

"Acabaram de nos dizer o que se vai passar. Estou contente por voltar a casa, ver os meus pais e a minha mulher que ainda não sabem [da libertação]", afirmou Artem Siourik, da cidade de ucraniana Dnipropetrovsk.

"Só quero comer ovos fritos e falar com os meus pais", afirmou por seu lado Denis Balboukov, um rebelde pró-russo libertado, com 21 anos, garantindo que vai "retomar o combate".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório