Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

Britânicos pedem esclarecimentos sobre envolvimento em atos de tortura

Uma comissão do Parlamento do Reino Unido vai pedir aos Estados Unidos documentos sobre a possível participação britânica no programa de interrogatórios da CIA, revelou hoje o deputado conservador Malcolm Rifkind num artigo publicado na imprensa.

Britânicos pedem esclarecimentos sobre envolvimento em atos de tortura
Notícias ao Minuto

19:16 - 14/12/14 por Lusa

Mundo CIA

Rifkind é presidente da Comissão sobre Serviços Secretos e Segurança na Câmara dos Comuns que investiga atualmente se o Reino Unido foi cúmplice de maus tratos praticados contra suspeitos de atos terroristas após os ataques contra Nova Iorque, em 2001.

Num artigo publicado no Sunday Telegraph, o deputado revela também que quer apurar se os serviços de informações do Reino Unido solicitaram ao Senado dos Estados Unidos a censura de alguns parágrafos do relatório sobre a CIA que faziam referência à suposta cumplicidade britânica.

Na semana passada, o governo de Londres admitiu que as agências de informações britânicas mantiveram contactos com agentes dos Estados Unidos antes da publicação do relatório do Senado norte-americano sublinhando que caso se tenha verificado o pedido de eliminação de informação relacionada com o Reino Unido, foi por motivos de "segurança nacional".

Segundo Rifking são os Estados Unidos que têm de decidir se fornecem à comissão parlamentar britânica informações sobre a eventual censura do relatório que pode ter encoberto o envolvimento do Reino Unido.

"Estamos a dar passos no sentido de conseguir a informação", acrescenta Rifkind sublinhando que não sabe se o pedido vai ser bem-sucedido.

O relatório parcial de 500 páginas, de um total de 6.500, foi divulgado na terça-feira pelo Senado dos Estados Unidos e refere que a Agência Central de Informações (CIA) levou a cabo interrogatórios "mais brutais" do que aqueles que tinham sido inicialmente comunicados.

De acordo com a imprensa britânica, os serviços secretos do Reino Unido pediram ao Senado para eliminar todas as referências sobre o envolvimento britânico nas práticas de tortura e detenções ilegais.

O documento divulgado pelos norte-americanos nunca menciona os serviços secretos do Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório