Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 33º

Acordada "Aliança para a Mobilidade Académica" e cimeira na Colômbia

A constituição de uma "Aliança para a Mobilidade Académica" que promova a mobilidade de 200 mil estudantes em cinco anos, foi uma das conclusões da XXIV Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo.

Acordada "Aliança para a Mobilidade Académica" e cimeira na Colômbia
Notícias ao Minuto

06:56 - 10/12/14 por Lusa

Mundo Ibero-Americana

No conclave que hoje terminou na cidade mexicana de Veracruz, ficou confirmado que a próxima cimeira vai realizar-se na Colômbia, em 2016 - concretizando-se assim a passagem da periodicidade destas cimeiras, até agora anuais, para de dois em dois anos.

O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, que terminará o seu mandato em março de 2016, e já não estará presente na cimeira da Colômbia, prevista para o final do ano, despediu-se hoje destes encontros de alto nível, dos quais foi um dos fundadores.

"Encerro a minha participação também no México", declarou Cavaco Silva, lembrando que a I Cimeira Ibero-Americana se realizou na cidade mexicana de Guadalajara, em 1991, quando era primeiro-ministro de Portugal, e referindo que no total esteve presente em doze destas cimeiras.

O Presidente da República falava numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, na qual também esteve presente o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.

Passos Coelho considerou que esta cimeira de Veracruz decorreu num formato que "beneficia bastante a produtividade" e uma "conclusão mais objetiva" das reuniões de chefes de Estado e de Governo, "muito mais girando em torno de aspetos muito concretos".

Entre os documentos aprovados na XXIV Cimeira Ibero-Americana - na qual não estiveram presentes os presidentes de Cuba, Brasil, Argentina, Venezuela, Bolívia e Nicarágua - está também o apoio a um plano de alfabetização e aprendizagem ao longo da vida.

Por outro lado, voltou a ser aprovado um comunicado pelo fim do bloqueio dos Estados Unidos a Cuba - posição já assumida em anteriores cimeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório