Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Discussão sobre programa nuclear do Irão com "último esforço"

O Irão e seis potências mundiais nucleares farão "um último esforço" para chegar a acordo nas negociações sobre o programa nuclear iraniano antes de segunda-feira à noite, disse o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Philip Hammond.

Discussão sobre programa nuclear do Irão com "último esforço"
Notícias ao Minuto

07:01 - 24/11/14 por Lusa

Mundo Philip Hammond

"De momento estamos focados num último esforço, um grande esforço até amanhã [segunda-feira] de manhã para chegar a um entendimento", afirmou Hammond em Viena, onde decorrem as negociações entre o Irão e os países do grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).

Citado pela agência France Presse, Philip Hammond diz que não quer dar "falsas esperanças", sublinhando que todas as partes ainda não têm posições de entendimento e que estão a lidar com "questões muito difíceis e complexas".

Questionado sobre a hipótese de se prolongar o diálogo para lá do prazo estabelecido - segunda-feira - o chefe da diplomacia do Reino Unido respondeu: "Claro que se não conseguirmos [o acordo], então teremos de olhar que rumo tomar a partir daí".

O acordo intermédio de Genebra, assinado em novembro de 2013, prevê a suspensão de uma parte das atividades nucleares do Irão em contrapartida pela retirada parcial das sanções internacionais, para criar um quadro favorável às negociações.

Concluído em seis meses, o acordo que começou a ser aplicado em janeiro 2014, foi prolongado por mais quatro meses para permitir ao Irão e às grandes potências nucleares chegarem a um acordo global até 24 de novembro, segunda-feira.

Hoje, o Irão e os países do grupo 5+1 concordam que subsistem "divergências importantes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório