Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Cinco razões para apostar em exercícios de corpo inteiro

Planear uma semana de ginásio e dedicar cada dia a uma parte diferente do corpo pode parecer o plano ideal para tonificar e dispersar o cansaço. Contudo, optar por exercícios que trabalham todo o corpo de uma única vez pode ser mesmo a melhor solução, conta o Huffington Post.

Cinco razões para apostar em exercícios de corpo inteiro
Notícias ao Minuto

22:56 - 13/11/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ginásio

Optar por exercícios que dependem de movimentos complexos, que são multiarticulares e trabalham várias zonas do corpo ao mesmo tempo, e através de sequências e repetições, são apostas ganhas para quem quer resultados.

Segundo Tony Gentilcore, cofundador da Cressey Sports Performance, indo ao ginásio entre três a quatro vezes por semana e fazer exercícios de corpo inteiro, como é o caso do Body Pump, consegue-se, de uma só vez, trabalhar bíceps, abdominais, glúteos, coxas e costas, aumentando a resistência muscular e cardíaca.

Mas não são estes os únicos benefícios deste tipo de exercícios. O Hufington Post enumerou outros cinco que o farão pensar antes de voltar a agendar o trabalho de costas para as terças-feiras.

1. Queima mais calorias em menos tempo: para quem procura uma relação de tempo-eficiência enquanto pratica exercício, optar pelos exercícios que trabalham o corpo inteiro é mais eficaz na perda de gordura. Os principais grupos musculares que trabalham juntos nos exercícios compostos, como acontece quando fazemos agachamentos, requerem mais energia para coordenar o movimento, fazendo com que o gasto calórico seja maior.

2. Tonifica mais os músculos: Embora o trabalho isolado de músculos seja importante, dedicar apenas um dia da semana para cada parte do corpo não é o suficiente para quem quer aumentar a massa muscular. Já pensou que dedicar apenas um dia às pernas é sinónimo de não as trabalhar (tão bem) nos outros seis dias da semana?

3. Aumenta a força: os exercícios compostos, como os agachamentos e a prancha, exigem uma maior resistência física e respiratória, uma vez que o trabalho acaba por estar a ser feito em todo o corpo.

4. Maximiza a eficiência da prática de exercício: Só tem 30 minutos para se exercitar? Então não perca tempo e trabalhe todo o corpo de uma só vez, os resultados aparecem mais depressa pois o treino é mais intenso.

5. Aumenta a flexibilidade: Ao treinar todo o corpo como uma unidade integrada, torna-se capaz de estimular os mesmos músculos para outro tipo de exercícios, como fazer ioga, ciclismo, jogar à bola ou mesmo nadar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório