Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

PJ de Cabo Verde apreende mais de 500 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana apreendeu na madrugada de hoje 518 quilogramas de cocaína numa praia da ilha de São Vicente, noticia hoje a imprensa cabo-verdiana.

PJ de Cabo Verde apreende mais de 500 quilos de cocaína
Notícias ao Minuto

12:17 - 06/11/14 por Lusa

Mundo São Vicente

Segundo o jornal A Semana, a apreensão da droga é resultado de mais de cinco meses de investigação da PJ cabo-verdiana e aconteceu numa praia na localidade de Salamansa, nordeste da cidade do Mindelo.

Numa operação denominada "Pérola Negra", seis pessoas - com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos - foram detidas, sendo três espanhóis, um cabo-verdiano, um cubano e um sueco.

Várias viaturas, o barco que servia para transportar a droga e uma arma de fogo foram ainda apreendidos e as buscas continuam nas casas dos suspeitos.

A mesma fonte referiu que os suspeitos, que integram uma rede nacional de tráfico de droga entre a ilha de São Vicente e a ilha de Santiago confiaram no facto de a PJ ter marcado uma greve para o dia 4 de novembro - mas que foi suspensa - para arriscar o desembarque.

A droga é oriunda da América Latina e tinha como destino a Europa.

Os detidos deverão ser apresentados ao juiz no prazo de 48 horas.

Esta é a segunda maior apreensão de droga em Cabo Verde, depois da operação "Lancha Voadora", que em 2011 culminou na maior apreensão de sempre no país: uma tonelada e meia de cocaína em estado de elevada pureza escondida numa cave de um prédio na Achada de Santo António, na Cidade da Praia, e que foi incinerada a 25 do mesmo mês.

A 28 de junho de 2013, o Tribunal da Comarca da Praia condenou nove dos 15 arguidos a penas de prisão efetiva entre os nove e os 22 anos, dando como provadas as acusações de associação criminosa e lavagem de capitais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório