Procurar

Prédio de 17 andares colapsa parcialmente após explosão em Nova Iorque

Já estão várias equipas de emergência no local, sendo que a situação foi declarada uma "grande emergência" por parte das autoridades. Até ao momento, não há registo de vítimas deste incidente.

Prédio de 17 andares colapsa parcialmente após explosão em Nova Iorque Vídeo

© Kyle Mazza/Anadolu via Getty Images

Carolina Pereira Soares
01/10/2025 15:10 ‧ há 3 dias por Carolina Pereira Soares

Um edifício de 17 andares colapsou parcialmente na tarde desta quarta-feira no Bronx, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, alegadamente, após uma explosão de gás no prédio.

 

Segundo a BBC, já estão várias equipas de emergência no local, sendo que a situação foi declarada uma "grande emergência" por parte das autoridades.

Diz o mesmo meio que até ao momento, não há registo de vítimas deste incidente.

As imagens, que pode ver na nossa galeria, mostram a lateral do prédio completamente destruída, do primeiro até ao último andar, numa longa coluna que, simplesmente, deixou de existir. Segundo imagens, publicadas também pela BBC, essa mesma coluna seria uma chaminé. Nenhum apartamento terá ficado danificado no incidente.

O edifício em causa serve como habitação pública para famílias de baixo e médio rendimento, que não conseguem pagar rendas em Nova Iorque (uma das cidades mais caras para viver no mundo). A agência que gere o prédio ( a Autoridade de Habitação Pública da Cidade de Nova Iorque) tem vindo a ser fortemente criticada pelos residentes alegam falta de condições de higiene e de segurança no edifício.

A autoridade já confirmou que "relatos iniciais falam de uma explosão na chaminé do edifício", acrescentando que estão a averiguar se há "danos para além dos já reportados, do exterior da chaminé".

Segundo os dados mais recentes da agência, o complexo inteiro aloja cerca de 3.500 residentes, em 1.730 unidades num todo de dez prédios residenciais. Foram construídos nos anos 60.

A CBS conta que a explosão fez 'voar' tijolos, unidades de ar condicionado e demais detritos contra os edifícios nas redondezas e para os passeios nas imediações do prédio. Há relatos também de que um cano terá ficado danificado, e que haverá água pela rua. 

"O edifício inteiro simplesmente... Ouvi um 'boom' ensurdecer e aquilo simplesmente explodiu e colapsou", conta uma testemunha ao mesmo meio, dizendo que viu o fumo a sair do prédio após deixar os filhos na escola.

No local, os bombeiros estão a escavar cuidadosamente entre os destroços, auxiliados por drones e cães-pisteiros, para se certificarem de que ninguém estará preso por baixo da destruição. 

A CBS acrescenta ainda que não é claro se o edifício foi evacuado e que, até agora, as autoridades não comentaram se haveria danos estruturais ao prédio. Contudo, alguns residentes relataram que, pelo menos, dois elevadores não estariam a funcionar - indicando que haverá danos para além dos visíveis.

Notícias ao Minuto

© Kyle Mazza/Anadolu via Getty Images  

[Notícia atualizada às 15h53]

Leia Também: Irmãs encontradas vivas 36 anos após o seu desaparecimento nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10