Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

ONU pede ao México investigação "eficaz" ao desaparecimento de 43 estudantes

As Nações Unidas pediram, esta sexta-feira, às autoridades mexicanas para levarem a cabo uma investigação "eficaz" ao desaparecimento, há uma semana, de 43 estudantes.

ONU pede ao México investigação "eficaz" ao desaparecimento de 43 estudantes
Notícias ao Minuto

07:05 - 04/10/14 por Lusa

Mundo Intervenção

Os jovens desapareceram na sequência de um surto de violência na cidade de Iguala, no estado de Guerrero, que estalou na sexta-feira, resultando em seis mortos e 25 feridos em diferentes zonas do município.

A intervenção das Nações Unidas no México, que qualificam o caso como "um dos mais terríveis acontecimentos recentes", surge depois de os familiares dos jovens terem criticado as operações de busca e de se terem encontrado com representantes do ministério do interior, apelando para a realização de uma investigação federal "séria" para que os estudantes sejam encontrados.

Testemunhas afirmaram à agência AFP que os polícias municipais levaram os estudantes em carros patrulha depois de terem aberto fogo contra autocarros que foram tomados por estudantes que protestavam contra práticas discriminatórias de contratação.

Três estudantes foram mortos no tiroteio. Três outras pessoas morreram depois de um ataque perpetrado por um grupo de homens armados, envergando máscaras, os quais dispararam contra autocarros que transportavam uma equipa de futebol da terceira divisão.

Vinte e duas pessoas foram detidas.

"A extrema gravidade dos incidentes ligados ao desaparecimento de muitas pessoas fazem com que seja um dos acontecimentos mais terríveis dos últimos tempos", disse a ONU.

Neste sentido, exortou ao governo para coordenar e reforçar "todas as medidas à sua disposição para conduzir uma investigação eficaz e diligente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório